Uma Solução para Transformação Digital que Conecta Processos, Serviços e Operacionalizações de Altas Demandas.

A internet das coisas ou IoT, tradução de Internet of Things, é o conceito em que todos os objetos possíveis estejam conectados simultaneamente.
Atualmente temos muitos sistemas integrados, entretanto são poucos que disponibilizam uma rede ampla, com longo alcance e de baixo consumo de energia, e é essa Rede de Comunicação aplicada em uma Solução de Transformação Digital que a SGRIDD trouxe com exclusividade para o mercado para aplicações diversas permitindo conectar objetos em um ambiente seguro e protegido.


A tecnologia de comunicação por rádio frequência utilizada é a LoRa (Long Range), que permite comunicação a longas distâncias e com baixo consumo de energia. Essa tecnologia é conhecida como LPWAN, que adota uma topologia estrela composta por um gateway de comunicação instalado em torres ou em áreas internas, e nós de comunicação (sensores, atuadores, medidores) distribuídos e instalados a longas distâncias.

O Sistema pode ser utilizado em ambientes outdoor, onde as distâncias podem exceder mais de 10 km, ou em ambientes indoor, onde também apresenta excelentes resultados e neste caso atingindo distâncias da ordem de 1 km ou mais, dependendo da característica do ambiente. A primeira solução prática que a SGRIDD desenvolveu, para aplicações da Indústria 4.0, foi um sistema Supervisório conectado a Processos Digitalizados da Manutenção com utilização de App para aparelhos mobile. Nessa solução, o Supervisório permite interagir com os dispositivos LoRa solicitando informações e leituras, além de permitir envio de comandos remoto.

O Supervisório permite o envio direto de solicitações de serviços para pontos e regiões parametrizados no sistema. As solicitações de serviço podem também ser realizadas por procedimentos automatizados no próprio sistema ou pelo próprio operador com acesso às telas do Supervisório.

As solicitações de serviço chegam diretamente nos aparelhos mobile das equipes de manutenção, que contam com um App repleto de recursos, realizando check list das atividades e registro totalmente digital dos serviços.
A solução conta ainda com uma dashboard de monitoramento online com indicadores de eficiência operacional dos procedimentos, onde os registros da manutenção como questionários e imagens podem ser analisadas.

Quer saber mais?
Entre em contato e agende uma demonstração com a nossa equipe.